Bolo 16 Camadas
- Martina Gulosa
- 10 de dez. de 2017
- 4 min de leitura
Sabemos que é época de Natal, mas para além disso existem muitas razões para celebrar. Como tal, deixamos aqui uma deliciosa e grandiosa sugestão de bolo de aniversário ou apenas uma sobremesa para marcar uma data especial. São 16 camadas de pura tentação que unem o sabor tropical do kiwi ao pêssego ... Irresistível ...

Ingredientes
Bolo de Fécula de Batata
6 Ovos
225 gr de Açúcar
125 gr de Fécula de Batata
2 colheres rasas de sopa de Farinha
Raspa de limão e Laranja q.b.
1 de sopa de Vinagre
Bolo de Noz
7 Ovos
200 gr de Açúcar
215 gr de Nozes
1 colher de sopa de Farinha
Pão-de-ló
4 Ovos
240 gr de Açúcar
80 ml de Água
80 ml de Leite
120 ml de Óleo
240 gr de Farinha
1 colher de chá de Fermento
Sal q.b.
Massa Folhada
1 pacote de Massa Folhada circular
Creme de Natas
300 gr de Manteiga
500 ml de Natas
4 colheres de sopa de Açúcar em pó
1 lata de Leite Condensado
6 folhas de Gelatina
Baunilha q.b.
Creme de Ovos
4 Gemas
4 colheres de Açúcar
½ colher de sopa de Margarina
Água q.b.
Decoração
7 Kiwis
Pêssegos em calda q.b.
Raspas de Chocolate Branco q.b.
Amores Perfeitos q.b.
Modo Preparação
Bolo de Fécula de Batata
Separam-se as claras das gemas. Batem-se as claras em castelo e junta-se aproximadamente 2/3 do açúcar, para que as claras fiquem mais firmes. Seguidamente, batem-se as gemas com o restante açúcar, até obter uma mistura fofa. Misturam-se ao preparado anterior as raspas do limão e da laranja.
Juntam-se os preparados: primeiro mistura-se um pouco das claras em castelo ao preparado das gemas, e depois o preparado de gemas às restantes claras. Na sequência, junta-se ao preparado anterior fécula de batata, o fermento e a farinha peneirados. Mistura-se até ficar homogéneo. Por fim, junta-se o vinagre.
Coloca-se numa forma de 25 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Põe-se no forno a 160◦ até estar cozido.
Bolo de Noz
Começa-se por bater as claras em castelo. Junta-se mais ou menos 2/3 do açúcar, para as claras ficarem firmes e reserva-se.
Batem-se as gemas com o restante açúcar, até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescentam-se ao preparado anterior as nozes moídas e 1/3 do merengue. Envolve-se tudo. Seguidamente, mistura-se o preparado anterior ao restante merengue.
Por fim, junta-se a farinha e mistura-se tudo novamente.
Coloca-se o preparado em duas formas: uma de 25 cm de diâmetro e outra de 18 cm de diâmetro com papel vegetal, previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Leva-se ao forno a 160◦ até estarem cozidos.
Pão-de-ló
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, até formar uma massa fofa. Acrescenta-se à mistura água e leite, previamente aquecidos. De seguida, coloca-se a farinha peneirada e bate-se simultaneamente.
Por fim, adiciona-se o óleo, o sal e o fermento. Coloca-se o preparado em três formas de 18 cm de diâmetro, previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Leva-se ao forno a 160◦ até estarem cozidos.
Massa Folhada
Estende-se a massa folhada sobre o papel vegetal. Corta-se de modo a obter um circulo de 25 cm de diâmetro. Pica-se a massa com um garfo.
Coloca-se numa forma forrada com papel vegetal. Por cima coloca-se outra folha de papel vegetal e uma forma para fazer peso. Leva-se ao forno a 160◦ até estar cozida e corada.
Creme de Natas
Começa-se por bater a manteiga com o açúcar em pó, até formar um creme. Acrescenta-se o leite condensado e volta-se a bater. Juntam-se as natas e a baunilha. Por fim, acrescenta-se a gelatina, previamente hidratada e desfeita em banho-maria. Volta-se a bater tudo muito bem e reserva-se no frigorífico.
Creme de Ovos
Numa caçarola coloca-se o açúcar, cobrindo-se com água. Leva-se ao lume e deixa-se ferver até atingir o ponto pérola (aproximadamente 5 minutos a ferver). Retira-se do lume para arrefecer ligeiramente. Seguidamente, verte-se a calda nas gemas, previamente misturadas: deita-se lentamente a calda de açúcar nas gemas, de modo a temperá-las, misturando vigorosamente. Quando estiver tudo misturado, volta-se a colocar o preparado na caçarola, levando-o a lume brando. Com o auxílio de uma espátula, deve-se mexer (sempre) até engrossar. Por último, retira-se do lume, acrescentando a margarina.
Montagem
Assim que os bolos estiverem frios, pode-se proceder à montagem final. A sequência, começando pela base, é a seguinte:
1. Metade do bolo de Fécula de Batata
2. Creme de Natas e por cima colocam-se kiwis e pêssegos aos quadrados
3. Bolo de Noz de 25 de diâmetro
4. Creme de Natas, kiwis e pêssegos
5. Massa Folhada
6. Creme de Natas, kiwis e pêssegos
7. A outra metade do bolo de Fécula de Batata
8. Creme de Natas
9. Pão de ló de 18 de diâmetro
10. Creme de Natas, kiwis e pêssegos
11. Pão de ló de 18 de diâmetro
12. Creme de Natas, kiwis e pêssegos
13. Bolo de Noz de 18 de diâmetro
14. Creme de Natas, kiwis e pêssegos
15. Pão de ló de 18 de diâmetro
16. Creme de Natas
Depois de fazer a montagem, deve-se deixar o bolo em repouso, durante 12 horas.
Barra-se todo o bolo com o creme de natas. Por cima, coloca-se o creme de ovos, de modo a formar um efeito de 'Drip Cake'. Decorar a base do bolo com rodelas de kiwi e raspas de chocolate branco, e o topo com amores perfeitos.



Comments