top of page

Semifrio de Café e Noz

  • Martina
  • 31 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Com o calor a começar a apertar nada melhor que uma sobremesa fresca e que nos tire o sono!!! Hoje trazemos um Semifrio de Café com Bolo de Noz do interior... Uma sobremesa ideal para as pessoas que amam café e doces!

Ingredientes

Base

1 pacote de Bolachas Maria

180 g de Margarina

1 colher sopa de Açúcar

Bolo de Noz

2 Ovos

4 colheres de sopa de Açúcar

150 g de Nozes picadas

Recheio

500 g de Mascarpone

400 ml de Natas

7 colheres de sopa de Açúcar em pó

1 Bica (café forte)

8 folhas de Gelatina

Baunilha q.b.

Cobertura

Chantilly q.b.

Grão de café q.b

Modo Preparação

Base

Picam-se as bolachas. Misturam-se com o açúcar. Dispõe-se a margarina derretida e envolve-se até formar um género de ‘areia’. Dispõe-se este preparado no fundo do prato a servir. Utiliza-se um aro para dar forma.

Bolo de Noz


Começa-se por picar as nozes. Separam-se os ovos. Batem-se as claras em castelo e adicionam-se 2 colheres de açúcar. Bate-se novamente até formar um merengue. Batem-se as gemas à parte com as outras 2 colheres de açúcar. Acrescenta-se as nozes e envolve-se. Junta-se o merengue aos poucos até formar uma mistura homogénea. Leva-se ao forno pré-aquecido a 160 ◦numa forma redonda de 15 cm de diâmetro untada. Não de deixa cozer demais. Retira-se e reserva-se.

Recheio

Começa-se por fazer um café forte (bica). Deixa-se arrefecer completamente o café. Numa taça coloca-se o mascarpone. Vai-se adicionando aos poucos o café até obter uma mistura suave e homogénea. À parte batem-se as natas com o açúcar até formar um chantilly consistente. Adiciona-se a baunilha a gosto. Envolvem-se estes dois preparados gentilmente: primeiro um pouco de chantilly no mascarpone e depois ao contrário até as duas misturas formarem uma só. Por fim, adiciona-se a gelatina previamente hidratada e derretida.

Montagem


Por cima da base de bolacha dispõe-se o bolo de noz, no centro. Depois coloca-se o creme de café de modo a que o bolo de noz fique totalmente coberto. Leva-se ao frigorífico para a gelatina fazer o seu trabalho (por volta de 4 horas). Quando estiver sólido, retira-se do frio e com a ajuda de um pano quente, retira-se com cuidado o aro. Por fim decora-se a gosto. Aqui utilizamos um pouco de chantilly e grãos de café. Servir fresco.

Comentários


© 2018 por A Martina Gulosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page