top of page

Bolo de Mãe

  • Martina
  • 2 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Este bolo é provavelmente o melhor bolo de festa que fiz... Pelo sabor... Pela simplicidade... Pelo amor... Fiz a pensar na minha mãe, o que ela gostaria de ter num bolo... E não é que acertei?! Este bolo é o típico bolo de mãe, um bolo que qualquer mãe faria para aqueles que ama, porque o sabor diz tudo!!! Feito com um pão-le-ló super fofo e leve, creme de manteiga, o creme de ovos e chantilly... Claro que tinhamos de juntar uma fruta: o pêssego... O resultado fala por si... Cada fatia é como estivessemos a saborear um pedaço de céu!!!

Ingredientes

Massa do Bolo

12 Ovos

12 colheres de sopa de Açúcar

6 colheres de sopa Fécula de Batata

6 colheres de sopa de Farinha de Trigo

100 ml de Óleo

Raspa de 2 Laranjas

1 colher de sopa de Fermento em pó

Creme de Ovos com calda de Pêssego

5 colheres de sopa de Açúcar

Calda de pêssego q.b.

8 Gemas

½ colher de sopa de Margarina

Creme de Manteiga

200 g de Manteiga

Açúcar q.b.

Gotas de sumo de Limão q.b.

Chantilly

400 ml de Natas

Açúcar em pó q.b.

2 colheres de Leite em pó

4 folhas de Gelatina

Caldas

Calda de Pêssego q.b.

Leite q.b

Decoração/Recheio

Rosas pequenas q.b.

3 Pêssegos aos pedaços

Modo Preparação

Massa do Bolo


Nota: Os ingredientes devem ser ser divididos em 2, para fazer dois bolos iguais.

Separam-se os ovos. Batem-se as claras em castelo. Adicionam-se as gemas previamente batidas com um pouco de água. Vai-se adicionando o açúcar. Bate-se durante 6 minutos. Adiciona-se o óleo. Bate-se por mais 4 minutos. Mistura-se os secos. Raspa-se a laranja e peneiram-se os secos para o preparado. Misturar com um fouet. Unta-se e colocado papel vegetal numa forma quadrada ou retangular a gosto. Verte-se a mistura para a forma e leva-se ao forno previamente aquecido a 160°. Depois de cozidos, deixar os bolos arrefecer.


Creme de Ovos


Leva-se ao lume um tacho com o açúcar e a calda. A calda deve cobrir o açúcar e ainda ter meio centímetro de altura para além do açúcar. Deixa-se ferver até atingir ponto pérola. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer ligeiramente. Enquanto a calda está a arrefecer, separam-se os ovos. Mexem-se as gemas e quando a calda tiver arrefecido um pouco, juntar aos poucos a calda às gemas para ‘temperar’. Depois verte-se tudo para o tacho e leva-se novamente ao lume. Em fogo baixo, e com a ajuda de uma espátula, mexe-se sem parar até obter uma consistência de creme. Retira-se do lume e acrescenta-se a margarina. Envolve-se e reserva-se.


Creme de Manteiga


Bate-se a manteiga com o açúcar até formar um creme liso e fofo. Acrescentam-se gotas de limão a gosto e volta-se a misturar. Reserva-se.


Chantilly


Batem-se as natas com o açúcar a gosto até obter um chantilly consistente. Envolve-se a gelatina previamente hidratada. Reserva-se.


Montagem


Dispõe-se num prato a gosto o primeiro bolo. Rega-se o bolo com a calda de pêssego e um pouco de leite misturados. Depois barra-se a parte superior do bolo com o creme de manteiga. De seguida dispõe-se o creme de ovos e os pêssegos aos pedaços. Por fim, coloca-se o outro bolo por cima e com o creme de manteiga sobrante, barra-se as laterais do bolo para que o creme de ovos não saia do bolo. Com o chantilly, barra-se o bolo todo e enfeita-se a gosto. Com as rosas, decora-se o bolo.


Nota: O bolo deve ser feito de um dia para o outro, apenas a colocação das rosas deve ser feito no próprio dia para que o bolo fique maia saboroso e fresco. Manter o bolo do frio.

Comments


© 2018 por A Martina Gulosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page