Bolo Nº100
- Martina
- 13 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Nem acredito que chegamos ao nosso 100º doce publicado!!!!! E para uma data tão importante temos de ter um bolo à altura!!! 2 dias e meio de trabalho, um bolo de 5 kg feito com 47 ovos... 38 flores de manteiga feitas à mão... Sem dúvida em desafio... O resultado é este, gostam? Os que experimentaram adoraram!

Ingredientes
Massa do Bolo
24 Ovos
24 colheres de sopa de Açúcar
12 colheres de sopa Fécula de Batata
12 colheres de sopa de Farinha de Trigo
200 ml de Óleo
Raspa de 4 Laranjas
2 colheres de sopa de Fermento em pó
Creme de Ovos com calda de Pêssego
10 colheres de sopa de Açúcar
Calda de pêssego q.b.
16 Gemas
1 colher de sopa de Margarina
Creme de Manteiga
350 g de Manteiga
Açúcar q.b.
Gotas de sumo de Limão q.b.
Chantilly
400 ml de Natas
Açúcar em pó q.b.
2 colheres de Leite em pó
4 folhas de Gelatina
Caldas
Calda de Pêssego q.b.
Leite q.b
Decoração/Recheio
Rosas de Manteiga feitas à mão
Modo Preparação
Massa do Bolo
Nota: Os ingredientes devem ser divididos em 2, para fazer dois bolos iguais.
Separam-se os ovos. Batem-se as claras em castelo. Adicionam-se as gemas previamente batidas com um pouco de água. Vai-se adicionando o açúcar. Bate-se durante 6 minutos. Adiciona-se o óleo. Bate-se por mais 4 minutos. Mistura-se os secos. Raspa-se a laranja e peneiram-se os secos para o preparado. Misturar com um fouet. Unta-se e colocado papel vegetal numa forma quadrada ou retangular a gosto. Verte-se a mistura para a forma e leva-se ao forno previamente aquecido a 160°. Depois de cozidos, deixar os bolos arrefecer.
Creme de Ovos
Leva-se ao lume um tacho com o açúcar e a calda. A calda deve cobrir o açúcar e ainda ter meio centímetro de altura para além da linha do açúcar. Deixa-se ferver até atingir o ponto pérola. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer ligeiramente. Enquanto a calda está a arrefecer, separam-se os ovos. Mexem-se as gemas e quando a calda tiver arrefecido um pouco, juntar aos poucos a calda às gemas para ‘temperar’. Depois verte-se tudo para o tacho e leva-se novamente ao lume. Em fogo baixo, e com a ajuda de uma espátula, mexe-se sem parar até obter uma consistência de creme. Retira-se do lume e acrescenta-se a margarina. Envolve-se e reserva-se.
Creme de Manteiga
Bate-se a manteiga com o açúcar até formar um creme liso e fofo. Acrescentam-se gotas de limão a gosto e volta-se a misturar. Reserva-se.
Chantilly
Batem-se as natas com o açúcar a gosto até obter um chantilly consistente. Envolve-se a gelatina previamente hidratada. Reserva-se.
Montagem
Dispõe-se num prato a gosto o primeiro bolo. Rega-se o bolo com a calda de pêssego e um pouco de leite misturados. Depois barra-se a parte superior do bolo com o creme de manteiga. De seguida dispõe-se o creme de ovos e os pêssegos aos pedaços. Por fim, coloca-se o outro bolo por cima e com o creme de manteiga sobrante, barra-se as laterais do bolo para que o creme de ovos não saia do bolo. Com o chantilly, barra-se o bolo todo. Leva-se ao frio, de preferência de um dia para o outro. Decora-se o bolo a gosto. Aqui a decoração foi à base de flores de manteiga feitas à mão.
Nota: O bolo deve ser feito de um dia para o outro, apenas a colocação das flores deve ser feito no próprio dia para que o bolo fique maia saboroso e fresco. Manter o bolo do frio.



Comments