Pastéis de Nata
- Martina
- 19 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Hoje trago o que é provavelmente o doce mais famoso de Portugal... Há quem lhe chame Pastel de Belém, outros chamam-lhe Pastel de Nata... Independentemente do nome uma coisa é certa: é um doce delicioso!! Hoje trago aqui a minha versão... Super fácil... Espero que gostem!

Ingredientes
1 pacote de Massa Folhada
Creme
6 Gemas
350 g de Açúcar
½ vagem de Baunilha
2,5 colheres de sopa de Amido de Milho
2,5 colheres de sopa de Farinha
1 L de Leite
1 colher de sopa de Margarina
Modo Preparação
Bases de Massa Folhada
Para a base, enrola-se a massa folhada e cortam-se rodelas de 1,5 cm aproximadamente. Dispõe-se cada rodela no fundo das formas e com os dedos, vai-se moldando para as laterais até obter a base. Pica-se o fundo da massa folhada e estão prontas para receber o recheio.
Creme
Leva-se ao lume uma caçarola com o leite. Entretanto, batem-se as gemas com o açúcar até formar um preparado fofo e esbranquiçado. Adiciona-se a baunilha e uma ou duas conchas do leite já morno. Bate-se novamente até formar uma mistura homogénea. Acrescenta-se a farinha e o amido de milho e bate-se novamente. Depois do leite ter levantado fervura, adiciona-se aos poucos metade do leite à mistura de gemas e vai-se misturando com uma espátula. Depois verte-se a mistura das gemas ao resto do leite da caçarola e leva-se ao lume. Com a ajuda de uma espátula vai-se sempre misturando para não queimar. Quando começar a borbulhar desliga-se o lume 1 minuto depois. Fora do lume adiciona-se a margarina e mexe-se bem até desfazer.
Montagem
Dispõe-se as forminhas num tabuleiro e com a ajuda de uma concha, coloca-se o creme em cada forma. Não encher em demasia pois pode verter na cozedura. Leva-se ao forno a 160◦ até estarem cozidos. Se preferirem mais escuros por cima, ligar o forno no máximo para dar a cor desejada. Assim que saírem os pastéis do forno pulverizar com um pouco de água para que a crosta não fique dura. Comer quentes ou frios e para quem quiser polvilhar com canela ou açúcar em pó.
Comments